NOSSOS BLOG

Dicas e Artigos para você se manter atualizados

O que ver na vistoria do apartamento?

Fazer uma vistoria em apartamento exige atenção aos detalhes e conhecimento técnico. Esse processo é determinante para evitar prejuízos e assegurar que o imóvel esteja em boas condições de uso. Mas afinal, o que deve ser observado com prioridade em uma vistoria?

1. Estrutura do imóvel

O primeiro ponto é verificar a integridade estrutural. Trincas, fissuras, rachaduras no teto ou nas paredes devem ser registradas, pois podem indicar movimentações na estrutura.

2. Instalações elétricas

Tomadas, interruptores, quadro de energia, disjuntores e fiação aparente precisam ser testados. Problemas elétricos podem representar riscos de incêndio.

3. Instalações hidráulicas

Torneiras, chuveiros, descargas e registros devem ser testados para checar vazamentos e pressão da água. Infiltrações em paredes e tetos são sinais de problemas ocultos.

4. Acabamentos

Pisos soltos, azulejos trincados, pintura descascada ou portas desalinhadas devem ser anotados. Esses detalhes, embora menores, impactam na conservação do imóvel.

5. Esquadrias e vidros

Janelas, portas de correr e sacadas devem ser abertas e fechadas para verificar alinhamento e funcionamento. Vidros quebrados ou rachados representam riscos à segurança.

6. Áreas comuns

Na compra ou locação em condomínio, também é importante verificar elevadores, escadas, garagem, áreas de lazer e sistemas de segurança.

7. Documentação

Em vistorias técnicas, é necessário que haja registro fotográfico e elaboração de relatório detalhado, preferencialmente assinado por engenheiro ou arquiteto.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!