NOSSO BLOG

Dicas e artigos para você se manter atualizado.

Agradecimentos a Barbosa Estrutural

Depois de décadas vivendo em apartamentos na grande capital, chega um momento que o cidadão quer ter uma casa e desfrutar do seu espaço, uma piscina só sua, privacidade de verdade. A mesma experiência vivida na infância na casa dos pais. O primeiro  pensamento é comprar algo pronto, mas que atenda aos desejos todos e ao bolso disponível, e aí nesse momento você se realiza que  o caminho que torna todos os desejos do sonho possíveis é a construção. Poxa, para quem não é da área, não tem um síndico para  responsabilizar, o que fazer?

 

Exatamente esse pensamento me veio quando decidi fazer a construção da minha casa. Eu sabia que os desafios  técnicos de uma construção eram diferentes de uma reforma de apartamento entregue “na planta”, e  sempre escutei que os prazos eram tão longos quanto os custos desenfreados da construção. Por isso  pensei, que demorando ou não, custando muito ou não, o importante era ter segurança e aí vem o  momento que você não pode desistir de ter um profissional estrutural para garantir que sua família esteja  fora de riscos. Sem dizer que é um aspecto legal necessário, ou seja, todos precisam fazer/ter.

 

Eu acompanhei minha obra do início ao fim, vi várias obras sendo construídas em paralelo onde conversei  com inúmeros proprietários, engenheiros, pedreiros etc., então além da minha obra pude ver outras e  traçar alguns paralelos. Não compreendo, que alguém dispense um profissional estrutural assim como os  engenheiros das demais disciplinas necessárias. Estamos falando de uma parcela de 1% a 2% do total do  valor da sua obra para a engenharia, vale economizar isso e deixar sua segurança na mão da “experiência” de um empreiteiro?

 

Se você se acha “espero”, estudado e de alguma forma venceu na vida para ter condições de ter uma casa  própria, e fecha os olhos para a legislação e para segurança só para economizar apenas 1-2% da sua obra,  deveria imaginar o que os seus pedreiros ou empreiteiros podem fazer também, que são muito mais espertalhões. Temos as famosas frases de consolo que sempre ouço aqui, como que obra nova sempre  tem um tempo de assentamento (recalque que dizem ser natural do solo) ou que trincas são normais, ou  que esse ano choveu demais e por isso os estragos, quedas de muros, cheiros dos sanitários, entre outros.  E a famosa elétrica que não funciona bem, ou pressão de água insuficiente e tantos outros itens constantes de comentários. Pergunte sobre drenagem ao seu empreiteiro, e saberá do que estou falando. 

 

Meu muito obrigado a Barbosa Estrutural Construção de casa de interior 2
Projeto arquitetônico

 

 

Obra civil no Brasil ainda é muito artesanal, pouca mão de obra qualificada, falta de materiais na qualidade  certa (e ferramentas então?). Muitos depósitos e fornecedores também tratam de usar material “barato”, é uma busca interminável por custo baixo! Nesse mundo quer mesmo poupar “espertamente” 1-2% do  custo geral da sua obra e não ter os desenhos e cálculos estruturais? Te desejo uma boa sorte e boa obra!

 

Eu confesso que deixei de seguir algumas coisas inclusas no projeto, também fui esperto e reduzi algumas  coisas planejadas nas plantas e descritivos técnicos, e hoje essas economias são lembradas pois me  ajudariam em muito no dia a dia, eram mimos técnicos que viriam a ajudar muito na manutenção, mas  nada foi poupado nas estruturas e na segurança, e entendo que tenho uma casa por muito tempo, e os  problemas que tive na execução da obra seriam outros se não tivesse o estresse de convencer meu  empreiteiro, que sim é necessário fazer do jeito que o engenheiro estrutural calculou, mesmo que pareça ser demasiado na opinião dele! Sei que irá escutar isso todo santo dia, “que o pedreiro faz a 20 anos isso  e sempre deu certo e não precisa pois não é um prédio e sim um sobrado Senhor!”.

 

Ele não vai lhe ajudar nos próximos 20 anos se algo der errado, na verdade, feliz de você se pagar a última  parcela ao mesmo empreiteiro que começou sua obra, já é um bom sinal! Assim como é um bom sinal não  errar na primeira fase da sua jornada, esteja preparado com um projeto completo, arquitetura, estrutural,  elétrica e hidráulica! Agora sim lhe desejo uma boa obra e seja feliz na sua nova casa.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Posts recentes:

Nossas Redes Sociais

ENTRAREMOS EM CONTATO COM VOCÊ

Preencha os dados para nossa equipe entrar em contato com você:

BARBOSA ESTRUTURAL – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS