O que é uma perícia judicial, extrajudicial, como e quando contratá-la? (Texto)

O que é uma perícia judicial, extrajudicial, como e quando contratá-la?

 

Provavelmente, você já tenha ouvido falar na ilustre “Perícia Judicial” ou no “Perito Judicial”, o Perito Judicial é o auxiliar da Justiça, pessoa civil, nomeado pelo Juiz ou pelo tribunal, devidamente compromissado, que utilizará de sua expertise especializada, para resolver as questões técnicas mais simples ou complexas das ações, o mesmo realizará uma prova pericial consistente em exame, vistoria ou avaliação, valendo-se de conhecimento especial, técnico ou científico, e emitirá um documento que é o Laudo Pericial.

Muitos não sabem, mas o Assistente Técnico é o profissional que auxilia as partes em uma ação judicial.

Muitas pessoas, ao ingressarem com uma ação judicial, (no ramo imobiliário, por exemplo), imaginam que bastam contratar um advogado, e já seria o suficiente, pois então, em diversas vezes, é estritamente necessária, a contratação de um Assistente Técnico, que realizará a Perícia Extrajudicial.

O Assistente Técnico, nada mais é, do que um “Perito” das partes, onde o mesmo emitirá um Parecer Técnico, antes da perícia oficial solicitada pelo Juiz, que é um documento que tem o mesmo valor de uma Perícia Judicial, desde que realizado com coerência, fundamentação técnica correta e imparcialidade, ao final, seu Parecer Técnico será anexado no processo.

Todo o relatório tem valor no processo judicial, quer seja feito para uma perícia designada pelo juiz (Laudo do Perito), quer seja apresentado pelas partes no processo, (Pareceres dos Assistentes Técnicos). Inclusive, o juiz poderá utilizar o laudo juntado pela parte como fundamentação de sua sentença, desconsiderando, assim, o laudo do perito, pessoa de sua confiança.

É extremamente importante e recomendável, que esse Perito Extrajudicial seja especialista no assunto, e que tenha experiência com Pareceres, pois certamente, realizando um bom trabalho, sucinto e esclarecedor, o Perito Oficial fará bom uso dessas informações do Parecer Técnico anexado no processo, adiantando os procedimentos técnicos de entendimento da ação, resultando em uma perícia oficial concreta, coerente, mais ágil e esclarecedora, reafirmando que desde que o Parecer Técnico tenha as corretas informações técnicas, coerência, bom senso e imparcialidade.

            Nós da Barbosa Estrutural, somos especialistas nas diversas e complexas perícias do âmbito da construção civil, realizamos, por exemplo, perícias de cálculos complexos de edifícios, com alturas razoáveis, onde os mesmos apresentam problemas estruturais, de ordem grave, com realização de várias dessas.

            Também realizamos perícias mais simples, como por exemplo, uma invasão de divisa de lote, ações de usucapião, muros de arrimos que caem ou apresentam patologias, problemas de umidade, problemas com contratos e valores de comerciais de imóveis, problemas com ruídos e sonorização alta etc.

            Atuamos como Perito Judicial, e somos especialistas no assunto, acesse nosso site www.barbosaestrutural.com.br e confira nossos trabalhos, faça uma consulta sem compromisso com o Perito Professor, Engenheiro Civil, Especialista, Barbosa